Modo de Preparo
Colocar numa tigela a farinha, o sal, o açúcar, a manteiga e o creme de leite. Com a ponta dos dedos incorporar lentamente todos os ingredientes até obter uma massa homogênea que se solta das mãos. Fazer uma bola achatada, cobrir com filme alimentar e levar à geladeira por uma hora.
Descascar as maçãs, retirar os miolos e cortar em fatias não muito finas. Arrumar as maçãs numa forma de 25 cm cm de diâmetro, fartamente untada com metade da manteiga, colocar o açúcar por cima e o restante da manteiga em pedacinhos.
Levar a forma ao fogo baixo (coberta) por cerca de 20 minutos para que as maçãs fiquem quase cozidas. Aumentar o fogo por cerca de 5 minutos para caramelizar as maçãs. Retirar do fogo e deixar amornar. Pré-aquecer o forno a 200°.
Retirar a massa da geladeira, abrir com um rolo fazendo um círculo ligeiramente maior que o diâmetro da forma. Cobrir as maçãs com este círculo pressionando ligeiramente as bordas. Levar ao forno e deixar assar por ceca de 30 minutos ou até que a massa fique ligeiramente dourada.
Retirar do forno e deixar amornar. Revirar sobre prato de apresentação. Se ficarem alguns pedaços de maçãs presos à forma, basta retirá-los cuidadosamente e recolocar sobre a torta. Hoje é comum fazer esta torta com massa folhada laminada (Em rolo). Basta cortar um círculo do tamanho da forma e colocar sobre as maçãs. A massa “brise’ é a clássica e a torta fica muito mais gostosa!