Modo de Preparo
Separe e meça todos os ingredientes. Ferva o leite com alguns pauzinhos de canela, esfrie até que fique morno. Em uma vasilha grande faça uma esponja com o fermento biológico, 250 ml de leite com canela (morno) e a mesma medida de farinha de trigo. Deixe levedar por 20 a 30 minutos (conforme a temperatura ambiente).
Acrescente o restante do leite com canela, 2 ovos, margarina, óleo, sal e açúcar, misture bem e acrescente aos poucos a farinha de trigo, incorporando, mexendo sempre com uma colher grande de fibra, até que dê para trabalhar a massa com as mãos. Deite a massa na mesa enfarinhada e polvilhe farinha de trigo, sovando até obter uma massa lisa e macia.
Sove muito bem, divida a massa em 3 partes, boleie e deixe descansar coberta com plástico por 20 a 30 minutos. Quando já estiverem crescidas, corte cada bola em quatro partes, com o auxílio de uma espátula. Faça rolinhos com cada uma das partes, como para nhoque, tomando o cuidado de fazê-los iguais. Junte os 4 tentos (rolinhos) pela ponta e trance, passando o 1º tento da direita por cima do 2º, por baixo do 3º e por cima do 4º.
Recomece sempre pela direita, até terminar a trança. Arremate as pontas. Acomode as roscas em assadeira untada de óleo e enfarinhada, espete cravos da Índia em cada encontro de tento, deixe descansar e leve ao forno quente, a 180°, até corar. Depois de assadas, ainda quentes, pincele com clara de ovo e polvilhe com açúcar cristal e canela. Se preferir tire um pouco antes do forno e depois de polvilhadas volte as roscas ao forno para derreter o açúcar.