Moinho Reisa


Pão doce típico italiano super saboroso para você encantar seus clientes nas festividades de natal!

Ingredientes

 

Massa Madre

– 50g de farinha de trigo tipo 1;

– 60ml de água morna;

– 15g de fermento biológico fresco;

– 1 colher de sopa de açúcar;

– 1 gema de ovo;

Primeira massa

– 200g de farinha de trigo tipo 1;

– 2 colheres de café de água;

– 3g de fermento biológico fresco;

– 30g de manteiga;

– 25g de açúcar;

– 1 ovo;

Segunda massa

– 200g de farinha de trigo tipo 1;

– 140g de manteiga em temperatura ambiente;

– 100g de açúcar;

– 2 ovos;

– 1 colher de café de sal;

– 1 colher de sopa de essência de baunilha;

Modo de Preparo

 

Apesar deste pão tradicional de Natal italiano ser muito trabalhoso, o resultado valerá a pena! Para que o Pand’oro de Natal fique perfeito, é necessário realizar todos esses passos, por isso seja insistente!

Comece essa receita de pand’oro italiano original pela preparação do lievitino. Para isso, em um recipiente dissolva o fermento na água morna. Logo, adicione o açúcar, a farinha, a gema de ovo e misture até eliminar todos os grumos. Deixe que a massa fermente durante 50-60 minutos, aproximadamente.

Passado o tempo de fermentação que mencionamos anteriormente, faça a primeira massa do pand’oro. Em um recipiente maior dissolva o fermento com água, adicione o lievitino, a farinha, o ovo, o açúcar e bata energicamente com a ajuda de um batedor manual (fouet).

Quando os ingredientes anteriores estiverem integrados, adicione a manteiga e continue misturando. Faça uma bola com a massa e deixe fermentar em algum espaço morno durante 45 minutos ou até que você perceba que dobrou o tamanho.

Passado o tempo indicado, você já pode preparar a segunda massa do Pand’oro italiano. Nesse momento você vai utilizar a batedeira. Adicione a primeira massa, os ovos, a farinha, o açúcar, sal e baunilha. Misture e amasse durante 8-10 minutos.

Para continuar a receita do pand’oro, coloque a massa sobre a mesa em que você pretende trabalhar, amasse e dobre a massa sobre si mesma. Coloque em um recipiente untado com manteiga, cubra com um pano limpo e deixe por 60-90 minutos ou até que dobre o tamanho.

Quando estiver com o dobro do tamanho, coloque a massa na geladeira e deixe por 30-40 minutos. Volte a colocar a massa na mesa que você pretende trabalhar, abra com um rolo e dê uma forma quadrada. Coloque sobre a massa alguns pedaços de manteiga. Para continuar a massa do Pand’oro, leve as quatro pontas ao centro, de maneira que a manteiga fique completamente coberta – olhe o exemplo na fotografia.

Agora, passe o rolo para amassar a massa e incorporar a manteiga nela, formando um retângulo. Depois, dobre a massa do Pand’oro em três partes (como a imagem abaixo) e deixe durante 15-20 minutos na geladeira. Passado o tempo de descanso, volte a dobrar a massa como você fez anteriormente. Deixe na geladeira durante mais 15-20 minutos.

Dobre a massa pela terceira vez, siga os mesmos passos e reserve por mais 15-20 minutos na geladeira. Passado esse tempo, unte bem com manteiga a assadeira que você escolheu. Em seguida, unte suas mãos com manteiga, pegue a massa e faça uma bola. Coloque-a na forma abaixando as bordas e deixando um buraquinho no centro, como na foto.

Tampe a massa com um pano limpo e, mais uma vez, deixe repousar até que dobre o tamanho. Quando o Pand’oro italiano crescer fora da assadeira, como na foto, pré-aqueça o forno a 170ºC. Asse o pand’oro italiano de Natal no forno durante 15 minutos. Passado esse tempo, sem abrir o forno, abaixe a temperatura a 160ºC e deixe por mais 10 minutos. Espete o pão italiano com um palito e comprove que sai seco. Se for assim, significa que o seu pand’oro está pronto! Deixe esfriar o seu pand’oro italiano original sobre uma grade. Depois retire da forma e pode servir.

Dica: Existe uma forma de Pand’oro tradicional patenteada em 1894 em Verona, por Domenico Melegatti. Ela se caracteriza por ter o formato de estrela com 8 pontas, como na foto.