Modo de Preparo
Em uma tigela, coloque o grão-de-bico, cubra com o dobro de água para ficar de molho por 24 horas. Após o tempo do demolho, escorra a água do grão-de-bico numa peneira. Abra um pano de prato limpo sobre a bancada e seque bem os grãos – é importante que os grãos estejam bem sequinhos para não umedecer a massa, evitando que os bolinhos quebrem ao assar.
Descasque a cebola e o dente de alho. Lave e seque bem as folhas de salsinha e do coentro. No mini-processador, coloque a cebola, o alho, a salsinha e o coentro. Bata por cerca de 1 minuto, para triturar bem. Junte metade do grão-de-bico, o sal e as especiarias e bata até formar uma pasta – pelo menos uma vez, pare de bater e raspe as laterais do processador com uma espátula para ficar uniforme. Adicione a outra metade do grão-de-bico, e bata novamente por 1 minuto – a ideia é que os grãos sejam processados, mas ainda fique com pedacinhos.
Transfira a massa de faláfel para uma tigela, junte o bicarbonato, a farinha de trigo e o azeite. Misture bem. Para modelar cada faláfel: com uma colher, retire uma porção da massa e aperte bem entre as mãos, formando uma bolinha de cerca de 4 cm – no início é preciso apertar mesmo, antes de enrolar, para compactar a massa. Transfira para um prato (ou refratário) e repita o processo com o restante da massa.
Atenção, esta receita específica é recomendada fazer na Air Fryer, pela praticidade, porém você pode realizar a fritura se desejar. Programe a Air Fryer para 190 °C por 12 minutos. Quando preaquecer, pincele azeite em cada faláfel, abra a gaveta da Air Fryer e acomode os bolinhos dentro do cesto, um ao lado do outro. Feche a gaveta e pronto – não precisa mexer na metade do tempo. Sirva a seguir, com salada de tomate, pepino, ervas e molho de tahine.