Os pesquisadores trabalham arduamente a cerca de 40 anos para adaptar o trigo ao solo e clima tropical, hoje o país já importa mais de 30% do que utiliza. (Foto Freepik Premium/@bedneyimages).
Graças a todas essas pesquisas o Brasil está caminhando para a autossuficiência na produção de trigo, o esperado é que dentro de 5 anos o país atinja esse patamar, segundo o presidente da EMBRAPA, Celso Luiz Moretti.
“Esse ano nós temos uma demanda estimada de 13 milhões de toneladas, mas o Brasil já vai produzir 9 milhões de toneladas. Ou seja, nós acreditamos que com essa velocidade, com esse crescimento que estamos vendo nos últimos anos é possível que em 5 anos o Brasil seja autossuficiente na produção de trigo”, previu Celso Luiz.
Tradicionalmente o trigo é produzido em regiões de clima frio, como o sul do Brasil, Argentina, Canadá, EUA, Rússia e Ucrânia. A produção mundial de trigo gira em torno 779 milhões de toneladas. Com a guerra entre Rússia e Ucrânia — que respondem por 30% dessa produção — os preços aumentaram, e com o aumento da produção interna, o Brasil pode ter capacidade melhorada de importação e consumo interno.
Fontes:
RevistaGloboRural Por Agência Brasil
MoneyReport Por Redação