Moinho Reisa

 


Um pão saudável e cheio de simbolismo, criado pelos mestres da panificação!

Ingredientes

 

– 180ml de água;

– 140g de açúcar;

– 30g de azeite;

– 80g de abóbora cozida;

– 250g de casca de abóbora cozida e amassada;

– 10g de fermento biológico seco;

– 500g de farinha de trigo;

– Fubá para enrolar o pãozinho e untar a forma;

– Sementes torradas de abóbora para decorar;

Tempo médio: 1h10
Fonte: Arcanorum por Alan Basilio.

Modo de Preparo

 

Lave bem a abóbora, com água e sabão, antes de descascá-la. Caso a abóbora não seja orgânica, use também um pouquinho de bicarbonato de sódio na lavagem da casca. Para essa receita a casca de abóbora deve estar cozida até ficar macia. Pode ser cozida na água e escorrida. Para cozinhar no micro-ondas use recipiente para cozimento a vapor, ou apenas coloque as cascas em uma tigela, cubra com filme plástico, e ligue por 6 minutos. Abra e cheque, se não tiver macio o suficiente coloque mais 2 minutos.

Bata no liquidificador ou processador a água + açúcar + óleo + a casca de abóbora + abóbora cozida até ficar bastante uniforme. Pode ser que fiquem ainda uns pedacinhos da casca, e tudo bem. Despeje a mistura em uma tigela, e adicione os demais ingredientes, farinha e fermento sovando por uns 10 minutos, até que a massa fique bastante uniforme.

Cubra a tigela com um pano e deixe crescer por 20 min em local fechado (eu coloco no micro-ondas, desligado, claro). Limpe uma superfície, e espalhe um pouquinho de fubá. Molde a massa formando bolinhas (ou o formato que você quiser) de ~50g. Nas fotos abaixo, fiz a receita no formato de pão de forma, mas pequenos pãezinhos são melhores para compartilhar com a família. O fubá por fora vai dar esse visual crespo do pãozinho pronto.

Coloque os pãezinhos em um tabuleiro e deixe crescer por ~50 minutos, ou até dobrarem de volume. Leve ao forno médio (200 °C) pré-aquecido por 15-20 minutos ou até que dourem.