Originário da Áustria ou Alemanha, este pão fermentado é assado numa forma especial, mas que pode ser substituída por uma do tipo Bundt, com furo no centro.
Originário da Áustria ou Alemanha, este pão fermentado é assado numa forma especial.
Ingredientes
– 2 colheres de sopa de amêndoas em lâminas;
– 1 colher de chá + 2 colheres de sopa de açúcar;
– 2 colheres de sopa de água morna;
– 2 colheres de chá de fermento biológico seco;
– 190gr de farinha de trigo;
– 1/2 colher de chá de sal;
– 50gr de manteiga em cubos e mais um pouco para untar um ovo em temperatura ambiente, ligeiramente batido;
– 160ml de leite morno;
– 85gr de groselhas;
– 1 colher de sopa de raspas de limão-siciliano;
– Açúcar de confeiteiro para polvilhar;
Rendimento: 1 gugelhupf
Modo de Preparo
Unte com manteiga uma forma para Gugelhupf de 20 cm e espalhe as amêndoas. Dissolva 1 colher de chá de açúcar na água morna, polvilhe o fermento e reserve um local morno por 10 há 15 minutos, até borbulhar.
Numa tigela, junte a farinha e o sal, adicione a manteiga e misture com uma faca até obter a textura de uma farofa. Acrescente 2 colheres de sopa de açúcar, faça um buraco no centro e despeje a mistura de fermento, ovo e o leite morno. Bata por 5 minutos até formar uma massa homogênea. Junte as groselhas e as raspas de limão-siciliano, e coloque na forma.
Cubra com um pano umedecido e deixe crescer em local morno até atingir as bordas ou dobrar de tamanho, cerca de 1–2 horas. Preaqueça o forno a 180 C°. Retire o pano e asse por cerca de 45 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar na forma, após desinforme em um aramado para esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro peneirado e sirva no mesmo dia do preparo.